Dicas para estabilizar o seu negócio online

Dicas para estabilizar o seu negócio online

26/11/2018 0 Por Agência H1 Code

No último artigo, vimos que montar um negócio online pode ser uma saída para o desemprego que afeta tanta gente no Brasil. Neste artigo vamos mostrar os primeiro passos para você estabilizar o seu negócio online.

Medidas básicas

Vamos exemplificar com Carol, uma nutricionista que decidiu fazer sua plataforma online e, nas horas vagas, trabalha como afiliada de produtos online da sua área de formação, ou seja, alimentação saudável.

Primeira coisa que Carol resolve fazer é seu site. Entra em contato com uma agência especializada no assunto, e faz o site com tudo que precisa. O site ela usará como seu cartão de apresentação dos serviços. Destaca sua formação, experiência profissional e ferramentas da área nutricional, como um calculador de IMC (Índice de Massa Corpórea).

Blog da Carol

Carol pediu pra agência especializada que montou a sua plataforma virtual inserir dentro do seu site um blog. Nele, a nutricionista postará artigos sobre diversos temas da área da alimentação saudável e perda de peso.

O que facilita é que Carol, desde a adolescência, gosta de escrever. Mesmo assim pede para agência otimizar seu site para ser bem ranqueado no Google por meio de técnicas SEO (Search Engine Otimization). Se você quiser mais informações sobre SEO, neste artigo você pode ficar bem informado.

Montada a estrutura do site e blog, Carol começa a escrever artigos sobre seu nicho. Agora é partir para segunda parte.

Afiliar-se a produtos

Chega o fim de semana. Depois do café da manhã, Carol senta na frente do computador e faz seu cadastro nas principais plataformas que oferecem produtos para as pessoas se afiliar: Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Afiliou-se há alguns deles, principalmente os que falam sobre alimentação saudável.

Carol quer ser o tipo de afiliado chamado: “afiliado autoridade”. Ou seja, diante do seu conhecimento e formação, quer oferecer conteúdo de qualidade para gerar valor para quem assistir a seus vídeos e ler o que postará em seu blog.

O intuito de Carol não é somente que as pessoas comprem os produtos que ela vai indicar. A nutricionista, como já destacado, quer se tornar uma autoridade do assunto na internet.

Canal no Youtube

Carol agora parte para montar seu canal no Youtube. Uma boa dica para ela e para todos que estão lendo este texto neste momento é clicar aqui e ler o artigo do blog da H1 Code sobre como ganhar dinheiro no Youtube.

Montar um canal no Youtube é muito fácil. O difícil é conseguir que ele tenha relevância, visualizações, inscritos, ou seja, torne-se conhecido e gere receita.

Primeira ação que a nutricionista toma é acessar sua conta Google, fazer seu login no Youtube e criar seu canal. Faz a personalização, coloca uma boa capa e uma foto profissional. Está criado o canal “Saúde com Carol”.

Gravação dos vídeos

Próxima etapa é a nutricionista gravar os vídeos. Faz uma lista de assuntos mais procurados na internet sobre emagrecimento e vida saudável, faz um roteiro à mão mesmo, com tópicos e posiciona seu celular em cima da escrivaninha de seu quarto.

Prega com fita adesiva o roteiro rascunhado no papel e… REC! Aproveita a oportunidade e já grava uns 3, 4 vídeos. Bem informalmente mesmo. Com errinhos de palavras, gaguejadas, tossidas, enfim, tudo pra deixar o vídeo mais natural possível.

Edição do vídeo

Gravado os vídeos, Carol os baixa em seu computador. Entra no Youtube e assiste algumas aulas de como editar basicamente vídeos. Evidente que o resultado final não será como de um vídeo profissional. Mas nem é essa a intenção.

O microfone que ela utilizou foi o do fone de ouvido do celular. Usou livros para dar a altura certa para que conseguisse o mínimo de enquadramento. E adaptou seu abajur como iluminação.

O vídeo ficou amador, mas o conteúdo que Carol começou a passar nos vídeos chamou a atenção das pessoas. Primeiro foram dicas inovadoras de como perder peso sem sofrimento. Depois apresentou um método oriental que aprendeu em sua viagem de férias, na Tailândia. O terceiro foi sobre ter uma rotina estável na alimentação durante o dia.

Agregação de valores

Nos três primeiros vídeos Carol não falou nada de venda. Não citou nenhum produto do qual ela é afiliada. Só passou valor, conteúdo de qualidade. Educativo.

A única coisa foi fazer uma bela descrição do vídeo com técnicas SEO passadas pela agência que ela contratou. E colocou seu link de afiada de um curso sobre alimentação saudável e outro para mães que acabaram de sair da gravidez e querem voltar à forma.

Este só foi um exemplo

Passados cerca de seis meses, a nutricionista Ana Carolina Carvalho de Albuquerque, mais conhecida como Carol, já conta com mais de 300 mil inscritos no canal. Também “turbinou” as redes socais e hoje vive exclusivamente do seu negócio online.

Este exemplo da Carol é um em tantos. Mas a essência é a mesma. Persistência. Planejamento. Foco. Utilização das ferramentas certas e, claro, investimento correto.

Todos os serviços que Carol precisou de uma agência, como montar sua estrutura online com seu site, adaptar o blog, otimizá-lo em técnicas SEO, otimização e gestão de redes sociais são oferecidos pela H1 Code.

A dica final é essa: se você quer estabilizar seu negócio online, seja qual ele for, entre em contrato com a H1 Code.  Faça o investimento certo, no lugar certo.