Você sabe qual a importância de um chat online para SEO?

Você sabe qual a importância de um chat online para SEO

Atualmente, é muito difícil pensar em expansão de negócios sem considerar o marketing digital e, principalmente, as técnicas de SEO (Search Engine Optimization – ou, simplesmente, otimização para mecanismos de buscas). E muito se engana quem pensa que essas técnicas se restringem ao uso de palavras-chave e criação de títulos fortes. Existem muitos outros fatores que ajudam a construir a sua relevância online para mecanismos como o Google, entre eles, a disponibilidade de um chat online para o seu cliente.

Logotipo da JivoChat, plataforma responsável pela implantação do chat onlineHoje, focaremos na importância desse chat. Independente da sua área de atuação, essa funcionalidade é imprescindível para criar um canal de contato rápido e fácil com os seus clientes. A boa notícia é que existem ferramentas, como o JivoChat, que auxiliam na criação desses chat bots e oferecem um design amigável tanto para a empresa como para os seus clientes.

Mas, primeiro, vamos entender o que é SEO e qual a relevância para o seu negócio:

O que é SEO e marketing digital?

O conceito de marketing digital significa, basicamente, promover uma empresa, produto ou serviço por meio de mídias online. Aqui são consideradas as redes sociais (Twitter, Facebook, Instagram, etc), sites, e-mail marketing e diversas outras plataformas online nas quais é possível atingir os clientes.

Já as técnicas voltadas para SEO estão dentro desse guarda-chuva do marketing digital e são completamente focadas nos mecanismos de busca.

Tenha em mente que, ao buscar um produto ou serviço, raramente o usuário passa da primeira página da pesquisa. Por isso, a sua empresa deve estar rankeada entre as primeiras posições para atrair esse possível cliente.

Esse posicionamento depende inteiramente dos robôs do Google e, para facilitar a leitura pelos bots, existe uma série de critérios utilizados para ajudar o mecanismo de busca a construir a sua relevância. Dentre eles, podemos destacar:

– O uso de palavras-chave relacionadas ao seu negócio, de acordo com o Search Volume de cada termo (que pode ser consultado com a ajuda do Google Adwords);

– O desenvolvimento de um website amigável, fácil de navegar e com um tempo de carregamento da página que não faça com que o usuário desista;

– A adaptação do site para a versão mobile;

– Um domínio próprio, que conte com uma URL personalizada (felizmente, existem várias plataformas para contratação do seu domínio. Um bom exemplo é a www.pagliahost.com.br – acesse para conhecer os serviços);

– Os canais de comunicação disponíveis para os clientes.

É neste último critério que entra o assunto de hoje: os chats online.

Por que eu deveria investir no chat online?

Um dos grandes benefícios da compra online é a otimização do tempo do cliente, que pode contratar produtos ou serviços no conforto do lar. E é justamente pensando nessa economia de tempo e na experiência do usuário como um todo que você deveria considerar o chat online para a sua empresa.

Caso surja alguma dúvida durante o processo de compra, o usuário precisa ter um canal de comunicação instantâneo que possa solucionar o problema. Do contrário, é muito provável que ele simplesmente desista da aquisição e você perca um cliente.

Além de assegurar o processo de compra, você otimiza também a experiência desse usuário e cria um laço de fidelidade, visto que ele sabe que terá todo o suporte necessário para a utilização de seus serviços com facilidade. Com isso, o Google considera a proatividade no atendimento e você tem mais chances de ser posicionado entre as primeiras posições da busca.

O JivoChat, por exemplo, oferece diversas funcionalidades que ajudam não somente o seu usuário, mas também a sua empresa a impulsionar as vendas e criar um canal de comunicação claro e seguro.

O JivoChat age proativamente no site, com mensagens perguntando se o cliente precisa de ajudaVocê pode contar com um serviço proativo, no qual logo que o cliente se conecta ao website ele já recebe uma mensagem padronizada que mostra que os atendentes estão à disposição para atendê-lo em caso de dúvidas. Isso fortalece o sentimento de segurança e aproximação antes mesmo que a decisão de compra seja feita.

Além de ajudar a atrair os clientes, o JivoChat também permite que você interaja com diversos usuários ao mesmo tempo, otimizando as horas de seus atendentes. Esses números provam que o chat online é muito mais eficiente que outros canais de comunicação, como o telefone, no qual é possível atender apenas uma ligação.

E, como também já destacamos, a versão mobile de uma funcionalidade deve funcionar tão bem como em desktops, tendo em mente que a maioria dos acessos são realizados por tablets e smartphones. Por isso, a plataforma também oferece a versão para celular do chat online, garantindo o mesmo tempo de carregamento para conquistar o cliente.

Por último, vale ressaltar que existe a possibilidade de integrar o chat online com o Facebook, aumentando assim o Exemplo de painel do JivoChatalcance do atendimento do seu site. A versatilidade do chat online facilita a comunicação com os seus clientes e aumenta a relevância para o Google, que entende que você está disposto a auxiliar o usuário durante toda a jornada de compra.

Ficou curioso para saber como o chat online da JivoChat pode aumentar as suas vendas e o número de clientes? Acesse o site agora mesmo para conhecer todos os serviços, planos e preços!

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