Você sabe o que é copywriting e qual a sua função?

copywriting

Hoje em dia dentro do marketing digital fala-se muito em copywriting. Porém, poucas pessoas sabem ao certo o que é copywriting. Neste artigo você vai saber exatamente o que é copywriting, diferenciar essa técnica de outras dentro do marketing, e aprender passo a passo como fazer uma boa “copy”.

Diferença entre copywriting e marketing de conteúdo

Muita gente confunde copywriting com marketing de conteúdo e acabam não utilizando de maneira correta e efetiva essas duas ferramentas fundamentais para conversão de clientes no marketing digital.

Copywriting é o texto persuasivo que vai chamar a atenção do cliente e fazer com que ele se interesse pelo produto ou serviço oferecido no anúncio. Levar o leitor a comprar o que está sendo oferecido naquela hora, a curto-prazo.

De modo geral, copywriting é utilizado nos textos de email-marketing, página de vendas e anúncios.

Já o marketing de conteúdo é a forma de produzir um material construtivo e didático que são direcionados em resultados de médio a longo – prazo. Exemplo é a elaboração de e-books, vídeos e o que estou fazendo neste momento, ou seja, a escrita de artigos.

Um depende do outro

Apesar das diferenças, o marketing de conteúdo e a copywriting depende um do outro. Pois do que adianta escrever um anúncio perfeito que irá com certeza levar o leitor ao seu blog ou página de vendas, mas o conteúdo oferecido é de má qualidade? O internauta, além de fechar a página na hora, vai “pegar uma bronca” tanto do anúncio quanto do blog e então o seu negócio… Já era!

Da mesma maneira, do que adianta um vídeo ou blog ter um conteúdo excelente, que agregará muito ao leitor além de oferecer um bom produto ou serviço se ninguém o encontrará devido a um anúncio fraco? Seu árduo trabalho de preparar um conteúdo de qualidade para seu leitor vai por água a baixo.

Como fazer um copywriting ideal

Primeira coisa é conhecer a fundo sua persona, ou seja, traçar um perfil detalhada dos possíveis compradores do produto ou serviço que você está oferecendo.

Após este passo é hora de começar a escrever a “copy”. Neste caso você vai utilizar gatilhos mentais para poder atrair os leitores de seu anúncio. Se você quer saber mais sobre gatilhos mentais, clique aqui e veja o artigo do blog da H1 Code que fala especificamente deste tema.

Além dos gatilhos mentais, outra técnica para escrever é o uso de “storyteling”, ou seja, contar uma história pessoal ou de alguém que fará com que o leitor se identifique com aquilo que está escrito. Esta técnica é eficaz porque o cérebro guarda bem mais facilmente histórias do que dados.

Comece com um bom gancho

Escolhida a técnica a ser utilizada, é hora de botar a mão na massa, ou melhor, os dedos no teclado.

Logo no começo do anúncio você deve ter um bom gancho, ou seja, aquilo que fará com que o internauta tenha vontade de continuar lendo seu e-mail marketing ou página de vendas. É a captação da atenção do leitor. É hora de você surpreendê-lo. Prendê-lo ao texto.

Valide o gancho

Na sequência é hora de validar o que foi prometido no gancho com informações, dados e fatos com a devida fonte para dar credibilidade ao que está escrito.

É neste ponto que você faz a sua apresentação e mostra toda sua autoridade no assunto que está em destaque no texto.

Apresentar o produto ou serviço

Agora é a hora de você apresentar o seu produto ou serviço e mostrar como ele vai atender as necessidades e dores do seu potencial cliente. É nesta hora que você informará o preço, formato e acesso a o quê você está vendendo. Também, é claro, não se pode deixar de apresentar as garantias do cliente.

Chegou a hora do CTA

Após toda essa estruturação, é hora do famoso CTA (Call to Action) ou “Chamada para Ação” em português. É aqui que você vai fazer seu potencial cliente apertar o botão e comprar seu produto ou serviço. Tem de ser uma mensagem forte, impactante e objetiva. Exemplo:

“Clique aqui agora e contrate a H1 Code para construir o seu site e comece a ganhar dinheiro na internet. Não perca mais tempo, pois tempo é dinheiro”.

Na construção do CTA também é indicado utilizar um dos gatilhos mentais para persuadir o cliente. E não pense que está fazendo algo antiético. Pelo contrário.

Se você realmente acredita que o produto que está vendendo ou serviço que está oferecendo vai beneficiar, de verdade, a vida do leitor, você fará um favor para ele, levando-o a comprar algo que atenderá suas necessidades.

Agora que você já sabe o que é copywriting, como fazer e utilizar chegou a hora de sair da procrastinação e fazer o seu projeto de negócio online tomar vida. Não deixe mais dinheiro na mesa.  Invista tudo o que for necessário e que esteja ao seu alcance para seu negócio online e comece a ganhar dinheiro com a internet.

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