Otimização de site: 4 dicas para melhorar o tempo de carregamento

otimização-de-site

Você sabia que o tempo de carregamento da sua página também afeta o posicionamento nas buscas do Google? A otimização de site considera a velocidade que uma determinada URL demora para mostrar o seu conteúdo por completo porque esse tempo atrapalha (e muito) na experiência dos usuários!

Para entender o motivo, você precisa primeiro saber o que é o bounce rate.

Essa é uma das métricas utilizadas pelo Google para classificar o seu conteúdo como útil aos usuários. Quanto menor for a sua taxa de bounce rate, melhor, pois esse número aumenta quando uma pessoa acessa o seu site, mas não interage com os links internos.

Ou seja: o usuário chegou até o seu endereço, mas ou não encontrou a informação desejada com facilidade, ou, como é o caso mais comum, a página demorou tanto para carregar que ele desistiu de esperar. Isso atrapalha a experiência geral do seu usuário e pode, inclusive, culminar na perda de um cliente em potencial!

Logo do Google PageSpeed, ferramenta de teste de velocidade para otimização de sitePara testar a velocidade do seu site, uma das ferramentas mais utilizadas é o Google PageSpeed. Por meio dela, o seu site recebe um score de 0 a 100, sendo 100 a pontuação máxima. A pontuação acima de 50 é considerada como  possibilidade de melhoria e, a partir de 75, o score ideal.

Felizmente, a H1 Code é especialista em otimização de site e pode ajudar você a alcançar esse score e melhorar a configuração da sua página para aumentar a sua velocidade, proporcionando uma experiência aprimorada aos seus clientes. Quer saber como?

Confira 4 dicas para melhorar o tempo de carregamento do seu site:

  • Otimize as suas imagens

O uso de imagens é um dos fatores que auxiliam a classificação de seu site como relevante, já que elas facilitam a leitura e entendimento do seu conteúdo. Porém, elas são também uma das principais vilãs no carregamento da página, já que esses arquivos costumam ser muito pesados.

Por isso, as suas imagens devem sempre ser otimizadas! Isso significa entender o melhor formato e tamanho para que elas sejam utilizadas sem aumentar o tempo de carregamento do seu site.

A maioria dos programas de edição, como o Adobe Photoshop, possuem a opção “save for web”, que automaticamente salvam a imagem no formato ideal para o uso em sites, blogs e redes sociais.

Porém, caso você precise otimizar a imagem sem a ajuda de um programa de edição, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado e um profissional pode ajudá-lo a definir a melhor a ser utilizada.

  • Minimize HTML, Java e CSS

O HTML, Java e CSS são as linguagens utilizadas para o desenvolvimento do seu site. Para aprimorar a velocidade, é preciso que todos esses códigos estejam “limpos”, ou seja, livres de bytes desnecessários.

É por esse motivo que a contratação do serviço de otimização de site é tão importante: um profissional garante que o seu código esteja limpo e leve sem prejudicar a programação da página. Tenha em mente que qualquer alteração nesses caracteres pode desconfigurar o seu site e causar diversos problemas.

A minimização desses códigos garante que o servidor não perderá tempo fazendo o download de informações desnecessárias, tornando o carregamento muito mais ágil.

  • Use o cache do navegador

O cache de um navegador está ligado ao armazenamento de dados. Quando você utiliza essa técnica, as informações do seu site ficam pré-carregadas, otimizando em muito a velocidade do seu site.

Essa utilização é imprescindível para que o servidor do usuário não precise fazer o download das mesmas informações quando acessar o seu site novamente, diminuindo exponencialmente a lentidão no carregamento!

  • Contrate um plano confiável de hospedagem

O seu domínio também pode prejudicar o tempo de carregamento da página! Por isso, ao contratar esse serviço, você deve estar atento a todas as especificações da hospedagem para garantir que estão de acordo com as suas necessidades.

Otimização de site: Logo da PagliaHost, empresa de venda de domínios e planos de hospedagem de siteA PAGLIA HOST, por exemplo, oferece diversas opções de hospedagem que cabem no seu bolso e são específicas para diferentes necessidades. Caso precise de ajuda, consulte um especialista para saber qual é a melhor opção para o seu negócio.

Essas são apenas algumas das dicas para otimização de site para os mecanismos de busca. Além disso, existem especificações de desenvolvimento web que também contribuem para diminuir o tempo de carregamento do seu site e assegurar um posicionamento melhor no Google.

A H1 Code analisa gratuitamente o seu site para identificar quais são os pontos de melhoria, sempre com foco nos resultados definidos por você. Juntos, construímos uma estratégia eficiente para SEO (Search Engine Optimization) e trabalhamos para aumentar a sua exposição online.

Ficou curioso? Entre em contato para consultar os nossos profissionais e entender melhor o que podemos fazer pelo seu negócio. E não se esqueça de compartilhar o conteúdo nas redes sociais!

1 comentário em “Otimização de site: 4 dicas para melhorar o tempo de carregamento”

  1. Pingback: Hosting: como escolher um serviço de qualidade? - H1 Code - Blog

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *